Select Page

Recentemente muito tem se falado do termo “Bitcoin”, juntamente com conceitos como moeda digital, valor emergente, moeda distribuída, criptografia e assim por diante. A maioria de nós ouve todas essas palavras e se pergunta: “O que é esse Bitcoin?”

Naturalmente, ainda mais questões surgem e emergem imediatamente depois: “De onde veio?” “Como eu não ouvi sobre isso até agora?” “O que você pode fazer com isso?” Todas essas perguntas são compreensíveis e o artigo a seguir tentará dar uma explicação concisa, clara e simples.

Então, o que é Bitcoin?

Até hoje, conhecemos o dinheiro como algo bastante físico – todos temos dinheiro e moedas em nossas carteiras. Esse dinheiro é administrado pelo governo dentro do sistema bancário clássico que todos conhecemos. Bitcoin e sua negociação mudaram as regras do jogo porque é um procedimento completamente digital e descentralizado. O que isso realmente significa?

No aspecto digital, isso significa que ir ao seu caixa eletrônico ou banco mais próximo e retirar o bitcoin como faria com qualquer outra moeda, é impossível. O Bitcoin existe como informação digital, que é coletada em uma “carteira digital”, um programa de computador dedicado que armazena as moedas de cada usuário.

No aspecto descentralizado, o Bitcoin não tem um “pai e mãe” – não está sob nenhum controle governamental ou centralizado. Quase todo o comércio de moeda é feito on-line, com sua comunidade de usuários fazendo as regras – indivíduos de todo o mundo conectados uns aos outros através da Internet. Até mesmo o valor da moeda no mercado é determinado pelo seu índice de oferta e demanda.

Como foi criado o Bitcoin e qual foi a idéia por trás disso?

A fim de entender a natureza do Bitcoin, precisamos conhecer a idéia por trás dele e a maneira como ele evoluiu, o que tentaremos explicar em poucas palavras: o Bitcoin foi criado em 2009 por um usuário anônimo da Internet que queria estabelecer um moeda internacional não controlada por nenhum governo. Através de seu e-mail, o mesmo usuário distribuiu o software para criar e usar o Bitcoin, juntamente com um artigo detalhado descrevendo a essência da ideia, os princípios da moeda e como usar o software.

No início, poucas pessoas estavam convencidas da visão do usuário anônimo, e assim a extensão da circulação da moeda, bem como o seu valor, eram particularmente baixos. Mas agora, muitos anos depois, graças aos esforços do fundador da moeda e do grupo virtual criado em torno dele, a economia do Bitcoin aumentou – mais e mais pessoas e usuários de Internet de todo o mundo viram o potencial desse tipo de moeda e juntou-se à sua comunidade de usuários e desenvolvedores.

Com o tempo, a adição de usuários e o aumento do interesse criado pela moeda digital levaram a um aumento significativo no valor e a uma expansão sem precedentes do mercado de traders e do interesse da mídia na moeda, que estamos testemunhando agora.

As primeiras moedas Bitcoin foram criadas em um processo chamado Bitcoin mining, que descreve uma série de complicadas operações computacionais realizadas pelos computadores dos mineradores de acordo com regras e regulamentos definidos por seus desenvolvedores. No final de cada série de cálculos, várias moedas Bitcoin vêm ao mundo e vão até a “carteira” encontrada no computador, que primeiro conclui o processo de cálculo como uma espécie de recompensa pelo seu desempenho.

Você ficará surpreso ao ouvir que qualquer computador, incluindo o seu, pode se conectar à rede de mineradores e fazer os cálculos necessários para “minerar a moeda”. Mas para o seu computador ser o primeiro a terminar a operação e ganhar o dinheiro, você terá que investir capital para atualizá-lo e aprender mais sobre o campo. Por esse motivo, quase não há usuários particulares usando esse método.

Como você pode obter o Bitcoin?

Se você entende mais ou menos como o Bitcoin foi desenvolvido e o que está por trás disso, você certamente está se perguntando agora como pode colocar as mãos nele e o que realmente pode ser feito com ele. Vamos começar com a primeira pergunta, que pode ser respondida de várias maneiras.

  1. Comprar Bitcoin de uma pessoa privada, um doleiro ou um caixa eletrônico

Estas são as formas mais comuns de obter o Bitcoin. Em vários fóruns e grupos designados no Facebook, você pode encontrar pessoas que possuem a moeda e desejam vendê-la por dinheiro, de acordo com a taxa representativa da moeda digital no mundo. Há também cambistas profissionais que lidam com o Bitcoin, e eles também o venderão por dinheiro à taxa de câmbio representativa, mas também receberão uma comissão da transação. Além desses, os empreendedores privados recentemente colocaram caixas eletrônicos especiais em todo o mundo que você pode usar para trocar dinheiro pela moeda digital, mas aqui também será cobrada uma taxa de transação. De qualquer forma, se você optar por comprar o Bitcoin dessas maneiras, é importante abrir primeiro uma “carteira digital” para a qual o dinheiro será transferido e certificar-se de que o Bitcoin seja atualizado em até 10 minutos após a compra.

  1. Plataformas de negociação digital

Outra opção é comprar Bitcoin através de plataformas de negociação digital que se concentram na moeda e oferecer para comprar e vender on-line. Estes locais de negociação tornaram-se cada vez mais comuns no mundo de hoje. Embora seja uma opção conveniente e fácil de comprar Bitcoin, se você decidir ir por esse caminho, você deve se certificar de que a plataforma de negociação que você está ingressando está devidamente protegida e que você entende a natureza da negociação em Bitcoin para que você não entrar em qualquer problema financeiro.

O que pode ser usado pelo Bitcoin?

Até agora, vimos o que é bitcoin, por que foi desenvolvido e como comprá-lo, mas e quanto ao resultado final? Quão eficiente é essa moeda e o que pode ser feito com ela quando estiver em suas mãos? Essa é uma pergunta extremamente importante que tentaremos responder agora.

  1. Meios de pagamento

A segunda vantagem do Bitcoin reside no fato de que ele pode servir não apenas como uma ferramenta de investimento que pode gerar um grande lucro, como ações, mas também que ele pode funcionar como uma moeda que você pode usar para pagar vários serviços. diariamente. Mais e mais empresas em todo o mundo estão agora dispostas a aceitar o Bitcoin como método de pagamento, e você pode fazer compras com ele em sites de empresas como Microsoft ou Dell.

Os riscos inerentes ao uso do Bitcoin

Devido à natureza única da moeda e por ser um fator novo e ainda não totalmente claro na arena econômica internacional, existem vários riscos envolvidos em lidar com o Bitcoin que você deve conhecer antes de decidir entrar em campo. Aqui estão alguns deles:

  • Roubo de Bitcoin – As únicas coisas que um ladrão de Bitcoin precisa roubar de você é um computador e familiaridade com o sistema de criptografia da moeda e o código por trás dele. Esses ladrões podem invadir sua “carteira digital” e transferir as “moedas” para sua conta, ou bloquear seu acesso à sua carteira e solicitar um pagamento de resgate. O anonimato do Bitcoin e a capacidade de realizar operações comerciais sem ser monitorado pelas autoridades aumentam a motivação dos criminosos e infratores para colocar as mãos na moeda e realizar tais roubos.

 

  • Fraude – Além de roubos e furtos, há também vários fatores que exploram desonestamente a negociação de moedas para lucrar. Várias plataformas de negociação eletrônicas estão expostas a fraudes e escândalos, e não muito tempo atrás, foi publicada uma reportagem sobre tal fraude comercial. Um mercado de ações Bitcoin operava no Japão há vários anos e era considerado um dos maiores do mundo, mas entrou em colapso em 2014 devido às ações ilegais de seus proprietários e deixou mais de 24.000 clientes de todo o mundo sem acesso às suas moedas. Portanto, se você assumir um risco e decidir negociar Bitcoin através de tais plataformas, é altamente recomendado que seja o mais cuidadoso possível para garantir que elas sejam seguras e confiáveis.

 

  • Governo x Bitcoin – Conforme observado, o Bitcoin não é supervisionado pelas várias autoridades econômicas existentes no mundo e, portanto, seu tratamento ainda é ambíguo e seu status jurídico e jurídico não é totalmente claro. A alta volatilidade da taxa de câmbio e o fato de que ela é um fator em transações que não são totalmente claras levaram vários países e autoridades econômicas a alertar contra o uso e o investimento nela. Atualmente, não há restrições quanto ao uso da moeda.

 

Conclusão: Neste guia, fizemos o nosso melhor para fornecer informações sobre o Bitcoin e as questões mais básicas relacionadas a ele: como ele foi desenvolvido, como você pode obtê-lo, quais usos você pode fazer dele e quais são os principais riscos envolvidos . Há outras coisas que podem ser discutidas em relação a esta moeda especial, mas não poderemos passar por cima de tudo isso agora – só concluiremos dizendo que se você agora entende a essência dessa moeda e quer entrar no clima, recomendamos que você faça sua própria pesquisa e pergunte e consulte especialistas para fazer o trabalho corretamente e com a cautela necessária.

Talvez você também queira ler:

Sozinho eu não posso mais!

Muitos de nós estão lutando a mesma batalha exata ao seu lado. Nós estamos todos juntos nisso. Portanto, não importa o quão envergonhado ou patético você se sinta sobre a sua própria situação, saiba que há outras pessoas por aí experimentando as mesmas emoções. Quando...

Fofuras em forma de gatos! 14 fotos para você se apaixonar!

Gatos e gatinhos... Eu pessoalmente não me canso deles. Separamos uma coleção de fofuras para você, mas tenha cuidado, o que você está prestes a ver vai derreter o seu coração! Depois não diga que não avisamos 🙂 1. Que simpatia esse gatinho                          ...

Como ser uma pessoa otimista perto dos pessimistas

Se você acha que nasceu pessimista e não tem esperança de que isso pode mudar, então pense novamente. De acordo com especialistas da mente, é super possível você se tornar aquela pessoa que sempre vê o copo cheio e aqui vamos mostrar 6 maneiras que te ajudarão a mudar...

Significado dos 6 sonhos mais comuns

Muito mistério e misticismo envolve o significado dos sonhos. A busca pela explicação dos sonhos tem atraído a curiosidade das pessoas desde os tempos mais distantes. Com o avanço dos estudos sobre o subconsciente, podemos encontrar facilmente as razões de sonhos...

Frases de sabedoria que vão te inspirar!

Frases de sabedoria que dizem muito sobre a gente!Um homem com um relógio sabe que horas são. Um homem com dois relógios nunca terá certeza.Não olhe para onde caiu, olhe para onde pisou.Olhe para a vida pelo pára-bisa do carro, nunca pelo retrovisor.As pessoas podem...

10 maneirar para tornar seu relacionamento mais romântico

Dizem que o romance é a chave para qualquer bom relacionamento, mas muitos de nós não sabemos como fazer! A maioria das pessoas pensam em fazer algo romântico para o parceiro, mas não consegue identificar exatamente o que fazer. Estas são 10 maneiras de mostrar ao seu...

As verdades da vida

Estamos todos procurando verdades na vida. O que está certo, o que está errado, o que é melhor e assim por diante. Se houverem algumas verdades reais para a vida que eu aprendi ao longo do caminho, elas provavelmente se parecerão com algo assim... A primeira...

Um conto de dois amigos…

Dois amigos caminhando no deserto. Durante a jornada, os dois começaram a discutir. Eventualmente, no calor do momento, um amigo bateu no rosto do outro amigo. O amigo que havia sido esbofeteado não revidou nem amaldiçoou seu amigo. Em vez disso, ele pegou um graveto...

Nunca deixe uma oportunidade escapar – uma boa lição!

Um homem de 40 anos que teve o suficiente de sua vida, decidiu ir a Deus e pedir-lhe uma nova vida. No caminho, ele encontrou uma árvore seca e perguntou: "Como é a vida?" A árvore respondeu: "É terrível, estou secando e a água não está me alcançando". "Estou a...

Compartilhe o artigo que acabou de ler: